Berlim terá seis festas sem máscaras e sem restrições, mas com testes
No fim de semana do dia 6 de agosto a cidade de Berlim vai liberar 6 casas noturnas para eventos-piloto sem distanciamento ou máscaras, mas com muito teste PCR. Parte de um estudo científico encomendado pelo Departamento de Cultura do Senado de Berlim, as festas reunião até 2000 pessoas.
Para poderem entrar em uma das festas, será preciso assinar um termo concordando com participar de um experimento científico e comprar o ingresso que dá direito a dois testes PCR. O ingresso só será liberado com a comprovação do PCR negativo. Após a festa o participante deverá responder a um questionário, além de realizar o segundo teste PRC.
Apesar do incentivo à vacinação, pessoas não-vacinadas também poderão participar do estudo. Dr. Klaus Lederer, Prefeito e Senador para Cultura, apela: “Apenas com altos índices de vacinação teremos o máximo de proteção”.
O objetivo dos eventos-piloto é criar modelos com base científica e criar estratégias de testagem para o retorno gradual de audiências em eventos culturais e esportivos. “Enquanto ainda não alcançamos o patamar de vacinação, também considero minha obrigação permitir que as experiências culturais ocorram da maneira mais segura possível – no interesse dos artistas e também dos participantes. Isso também se aplica à cultura de clubs de Berlim, que após 18 meses de atitudes responsáveis precisa de perspectivas como teatros e museus já tem”, completa Lederer.
“Precisamos de uma perspectiva e ao mesmo tempo possibilitar eventos seguros”, Pamela Schobeß, presidente da Berlin Club Commission
Reativar essa área da economia é a mesma preocupação de Pamela Schobeß, Presidente da Berlin Club Commission. “Precisamos urgentemente de um plano e uma solução para encontrar nosso caminho de volta à vida da cultura de club após nossa estagnação de um ano e meio – para a comunidade, para os artistas, os funcionários e os muitos outros negócios que estão diretamente ligados a nós. Precisamos de uma perspectiva e ao mesmo tempo possibilitar eventos seguros, sem máscaras e distanciamento. Estamos satisfeitos por termos um acompanhamento científico e que o Departamento de Cultura e Europa do Senado também esteja nos apoiando em nosso caminho. Ganhamos segurança com os testes de PCR.”
Os eventos-piloto acontecem em um período de 48 horas nas casas noturnas Salon Zur Wilde Renate, Kitkat, SO36, Crack Bellmer, Festsaal Kreuzberg e Metropol.